Já reparou que algumas peças ficam mais justas depois da lavagem? É bem possível que você já tenha colocado as suas roupas para lavar e, quando foi estendê-las no varal (ou levá-las até a secadora), percebeu que algumas delas haviam encolhido.

Por que algumas roupas encolhem na lavagem?
O "x" da questão, na verdade, está no processo de fabricação dos tecidos. Todas as roupas compostas por fibras naturais - como algodão, linho e lã - são submetidas a máquinas feitas exclusivamente para esticarem as suas fibras e deixá-las macias, suaves e maleáveis. E é justamente nesse sentido que o processo de lavagem afeta. Ao colocar as peças de roupas para lavar, as fibras desses tecidos incham (aumentando levemente de tamanho) e quando secam, desincham - fazendo com elas "encolham" e retornem aos seus moldes naturais. A calça jeans é um clássico exemplo dessa situação.

O que fazer para evitar que isso aconteça?
A primeira dica é investir nos tecidos sintéticos. Sabe as blusas de náilon, poliéster, viscose e afins? Elas não têm fibras naturais e não passam por nenhuma interferência em sua fabricação. Também há peças de roupas semi-sintéticas - que misturam a sua composição entre fibras naturais e não naturais. Elas tendem a encolher em menor proporção.

A segunda dica é optar pelo método de lavagem a seco. Para os que não sabem do que estamos falando, esse tipo de lavagem não utiliza água no processo e normalmente é realizado nas lavanderias. Mesmo que este seja um tipo de serviço pago, vale a pena investir se você não quiser se preocupar com a deformação das roupas.

Por último, preste atenção às formas de lavagem de cada tipo de tecido. Afinal, lavar roupas não significa jogar tudo que está sujo dentro da máquina de lavar.

Veja algumas dicas de tecidos:

1. Como lavar roupas de lã usando sabão em pó?
A escolha de um detergente específico e de ótima qualidade é essencial para conservar as roupas de lã. Fórmulas com glicerina agem suavemente nas roupas, removendo as manchas e a sujeira com eficiência, mas sem agredir as fibras dos tecidos.

2. Há como lavar blusas de lã na máquina de lavar?
Sim, mas é necessário tomar alguns cuidados. A lã e o tricô são tecidos muito delicados e podem deformar facilmente durante a lavagem. Por tanto, para ter certeza se a malha de lã pode ir ou não para a máquina, é necessário verificar a sua etiqueta antes de lavar. Seguir estas instruções é um passo bem importante, pois elas indicam o método adequado para a lavagem, bem como orientações para secar e passar as suas roupas de lã.

3. Como lavar roupas de lã na máquina sem deformar e fazer bolinhas?
Coloque as peças dentro de um saco protetor de roupas para evitar que o atrito da lavagem esgarce as fibras do tecido - o que além de deformar a roupa, pode ocasionar bolinhas. Se não possuir um, você pode usar uma fronha de travesseiro com um nó na ponta. Outro detalhe importante é escolher o programa adequado para a lavagem das roupas de lã. Opte pelo modo suave ou roupas delicadas e evite deixar as malhas de lã de molho.

4. Como lavar blusas de lã à mão?
Pode ser que aquele casaquinho de tricô ou suéter de lã que você herdou com muito carinho da sua avó não tenha etiqueta com instruções de lavagem. Neste caso é melhor fazer a lavagem manualmente para não correr o risco de estragar ou deformar a roupa de lã. Para lavar lã à mão, dissolva uma tampinha de sabão em pó em um balde ou tanque cheios de água. Lave a peça nesta solução dando apertadinhas de leve - evite esfregar. Enxágue e repita o mesmo procedimento para usar o amaciante de roupas. Lembre-se que torcer pode deformar a lã. Prefira retirar o excesso de água com uma toalha de banho (de preferência branca para não manchar). Para secar, coloque a roupa de lã sobre a toalha, enrole e esprema suavemente. Faça isso até notar a malha relativamente seca.

Agora que você já sabe como lavar lã à mão e na máquina, veja alguns cuidados gerais para garantir que tudo saia direitinho depois da lavagem:

- Estenda a peça na horizontal e coloque uma toalha (branca) por baixo para proteger o tecido.

- Se for utilizar a secadora, verifique as orientações de secagem e temperatura presentes na etiqueta da roupa. Atente-se ao símbolo do tambor com um ‘X’ no meio, pois ele indica que a peça não pode ser colocada na secadora.

- Geralmente não há necessidade de passar as roupas de lã. Mas caso precise engomar uma saia ou um suéter consulte as orientações de temperatura na etiqueta da roupa.

- Sempre que estiver na dúvida, procure os serviços de uma lavanderia especializada.