Para muita gente, o preço, o modelo e até a cor são os requisitos mais importantes. Mas é preciso avaliar os tecidos para estofados, levando em consideração a forma como o sofá será utilizado na sua casa – ou em outros ambientes.

A Cootegal listou alguns passos que vão te ajudar a comprar o sofá ideal. Confira:

1. PROPÓSITO: você irá receber pessoas no living ou compor um home theater mais íntimo, por exemplo? Leve em consideração seu próprio estilo e gostos, não apenas as tendências.

2. CONFORTO: veja altura do assento e encosto, além da qualidade da espuma.

3. ESTRUTURA: ao testar o móvel, confira se os braços não balançam com facilidade. Veja também se a madeira está bem coberta, já que a falta de espuma suficiente nestas regiões causa atrito com o tecido.

4. DETALHES: é muito importante prestar atenção em sofás que tem partes de metal. Passe a mão para ver se há pontas afiadas expostas. Confira as costuras, se houver, e também a firmeza dos botões.

5. TECIDOS: os tipos mais encorpados e ásperos não são ideais para se jogar e assistir um filme. Já os linhos, camurças, suedes e até as lonas são tecidos gostosos de usar. Porém, o linho é um material complicado para limpar, requerendo cuidado extra com canetas, bebidas e afins.

6. ESTILO: para quem tem dificuldade de combinar cores, a recomendação é para tecidos como o linho natural, em tons de bege e cinza, que acompanharão o resto da decoração facilmente. As capas brancas também são boas opções pois, apesar de claras, podem ser limpas com mais frequência. Quem quiser ousar com as cores, pode combiná-la ao tom das cortinas e outras estampas.