<![CDATA[Blog]]> https://www.cootegal.com.br/blog/ Sat, 27 Apr 2024 10:13:07 +0000 Zend_Feed http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss <![CDATA[Cootegal participa da venisssage Arte e Design Têxtil Brasileiro, em São Paulo]]> https://www.cootegal.com.br/blog/exposicaosaopaulo/ No dia 3 de março, a Cootegal, empresa de Caxias do Sul, esteve presente na abertura da exposição Arte e Design Têxtil Brasileiro, em São Paulo.

O evento propõe uma experiência imersiva e sensorial no universo produtivo do segmento têxtil brasileiro para decoração, baseada na inovação, tecnologia e sustentabilidade. Além de mesa de tendências, painel de cores, workshops e palestras.

A cenografia e ambientações da 1ª edição do Arte e Design Têxtil Brasileiro são os fios condutores que levam os visitantes para uma jornada de descobertas e experimentações, onde conta com estruturas, elementos e instalações conceituais – desenvolvidos a partir de têxteis para decoração.

Para o idealizador do projeto, Wilson Pipoli, o objetivo é mostrar qualidade, tecnologia e inovação, dos tecidos brasileiros, principalmente para a decoração e arquitetura.

O evento promove encontros e workshops com temas relacionados ao universo têxtil levando especialistas de referência no mercado, onde profissionais e estudantes do setor terão contato com as atualizações do segmento e reciclagem.

Tecnologia - A tecelagem brasileira tem investido muito em pesquisa e tecnologia para aprimorar os produtos que utilizam fibras de última geração, impressão 3D e inteligência artificial para tornar os tecidos brasileiros mais duradouros e mais sustentáveis. As fábricas possuem tratamento de efluentes, água de reuso e descarte direcionado para Ongs e Oscs da região.

O grande responsável pela introdução das tendências tecnológicas no setor têxtil é o avanço da indústria 4.0 no país e todas as suas características, como o uso de sistemas integrados cyber-físicos, realidade simulada e uso de matérias-primas de última geração.

Sustentabilidade - O segmento trabalha com fibras naturais, fios reciclados à base de plantas, algodão, linho orgânico, cânhamo orgânico, fibras inovadoras e TENCEL® lyocell; lã reciclada de origem animal.

Além de empregar resíduos de alimentos, pet e reutilização de tecidos, bem como de resíduos de vegetais e frutas, como algodão, abacaxi, cana-de-açúcar e cânhamo. Terão tecidos com o selo de certificação de carbono zero do pacto global.

Mercado - A produção de artigos têxteis lar no Brasil alcançou 956 milhões de peças em 2021, avançando 2,3% em volumes, sobre o ano anterior. Em 2021, teve um crescimento de 3,6% na empregabilidade em relação ao ano anterior. O Brasil conta com 1,2 mil unidades produtivas de têxteis-lar com porte industrial, segundo o IEMI (Inteligência de Mercado) sobre o mercado potencial de cama, mesa e banho e decorativos em 2022.

Serviço:


Exposição Arte e Design Têxtil Brasileiro

Local: Galeria Objectos do Olhar Rua Augusta, 837, Baixo Augusta

Quando: De 4 a 29 de março. terça-feira a domingo, das 11h às 20h



Foto: Arquivo pessoal, divulgação
Legenda: Vice-diretor da Cootegal, Sidnei Canuto e o coordenador comercial, Leonardo Rodrigues

]]>
Sun, 05 Mar 2023 16:06:45 +0000
<![CDATA[Cootegal recebe certificado de Energia + Limpa pelo segundo ano consecutivo]]> https://www.cootegal.com.br/blog/certificadosustentavel/ Pelo segundo ano consecutivo, a Cootegal faz parte do Mercado Livre de Energia e utiliza energia de fontes renováveis. Desta forma, a empresa mantém o certificado de Energia + Limpa.

A Cootegal deixou de emitir 140,816 toneladas de Dióxido de Carbono no período de janeiro a dezembro de 2021.

A Cootegal Tecidos e Fios, além de trabalhar com fibras naturais e renováveis, também se utiliza de energia limpa em seus processos, como uma estação de tratamento de efluentes para tratamento de toda a água utilizada pela empresa.

]]>
Tue, 24 May 2022 00:45:32 +0000
<![CDATA[Looks com tecidos Cootegal passam pela passarela da São Paulo Fashion Week]]> https://www.cootegal.com.br/blog/spfw/ A 52ª São Paulo Fashion Week marcou o retorno dos desfiles presenciais após duas temporadas virtuais. A edição híbrida aconteceu entre os dias 16 e 20 de novembro, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera.

Intitulada Argos, a coleção da Neriage foi um dos desfiles mais esperados do dia 19 de novembro, quando a marca passou pela passarela com diversos patrocinadores, entre eles a Cootegal.

De acordo com a representante comercial da Cootegal em São Paulo, Christian Martins Cañas, o desflle foi muito caprichado tanto nos looks quanto com as modelos.

"A Cootegal investiu bastante lã, uma mistura de tecido liso com buclê, uma linha chic e moderna”, afirma a representante.

O estilista Jorge Amaro conta que a coleção de Inverno 2022 
da Neriage é uma navegação ou um vôo pelos significados e não significados das palavras e a importância das pessoas se libertarem dos conceitos que conhecem. Não de modo a anulá-los, mas sobrepô-los.

"A liberdade e a pluralidade são representadas por algumas figuras-pássaro - é correto dizer que em termos imagéticos, utilizamos essa alegoria para representar alguns conceitos aqui explicitados por grandes autores, além de reforçar a ideia de mudança e movimento" , explica Amaro.

O estilista garante que as cores contrastantes como vermelho e marinho, além dos clássicos tons de areia, off-white e rosé em looks monocromáticos e sobrepostos com diferentes pesos, exploraram a forma não como ponto de partida, mas como resultado de devaneios onde a textura e a cor indicam o caminho.

Estes foram os looks exclusivos com tecidos da Cootegal: 

Saiba mais:

Neriage é uma palavra japonesa que designa uma técnica de cerâmica em que a mistura de argilas de diferentes cores produz um efeito marmorizado. Analogicamente, esse termo pode ser utilizado na construção de roupas: diferentes tecidos combinados de modo a preservar suas propriedades e características particulares, formando um uno harmônico e singular.  Desse diálogo, fazem parte diversas mãos e conhecimentos, que trazem para a roupa uma história própria e a tornam viva.

Para quem perdeu o desfile, a seguir confira na integra:

]]>
Mon, 15 Nov 2021 21:57:05 +0000
<![CDATA[Último final de semana da Expointer: aproveite e confira os produtos Cootegal]]> https://www.cootegal.com.br/blog/cootegalnaexpointer/ A 44ª Expointer é o primeiro grande evento do Rio Grande do Sul a ser realizado durante a pandemia. Com rigorosos protocolos de saúde para garantir a segurança de visitantes e trabalhadores, o evento é no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, de 4 a 12 de setembro de 2021.

Junto à Cabanha Isnil, empresa criadora de ovelha crioula e texel, os produtos Cootegal podem ser adquiridos no estande localizado na Boulevard, principal espaço do parque de exposições. A Cootegal, tradicional fábrica de tecidos de lã, vende seus tecidos para confecções de roupas de inverno. Também são fabricados voltados à decoração e mobiliário corporativo.

A partir de 2020, a Cootegal também começou com fabricação própria de produtos destinados ao consumidor final. São produzidas peças prontas como mantas, cachecóis, cobertores, jaquetas, camisas campeiras, entre outros. Além disso, fios, mecha flotada, lã cardada e tops lã, destinados a artesãos. Todos os produtos são fabricados com principal matéria-prima que é a lã.

De acordo com o diretor da Cootegal, Márcio André Kich, a Expointer é um ótimo local para a divulgação de produtos.

“Acreditamos que a Expointer combina com a exposição de ovinos, que sempre foi um dos principais atrativos ao público que visita a feira. E ainda, a possibilidade de conferir produtos que são fabricados a partir das lãs ovinas”, explica Kich.

Os produtos da Cootegal podem ser adquiridos via e-commerce – www.cootegal.com.br – onde são comercializados diretamente na fábrica, em Caxias do Sul, e na filial, em Rosário do Sul, além de parceiros – Cooperativa de Lãs Mauá, em Jaguarão; Cooperativa de Lãs Tejupá, em São Gabriel; Sandra Rufino, em Dom Pedrito; e, Barraca Missões, em Bossoroca.

Veja o estande onde estão os produtos Cootegal: https://bit.ly/3lfdKGN

Saiba mais sobre a Expointer:

Inaugurado em 1970, o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil fica em Esteio, distante 25 km de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O espaço proporciona aos visitantes e expositores infraestrutura distribuída em área de 141 hectares. Conta com 45,3 mil m² de pavilhões cobertos, 70 mil m² de área para exposição, 19 locais para julgamentos, nove espaços destinados à realização de leilões e auditórios.

Em 1972 o parque torna-se sede oficial da feira latino-americana Expointer (Exposição Internacional de Animais), que visa propagar as inovações tecnológicas provenientes do segmento agropecuário e agroindustrial. Exposições de animais e máquinas, leilões, finais do Freio de Ouro, comidas típicas, feiras de agricultura familiar e artesanato, bem como apresentações culturais, artísticas e folclóricas são algumas das atrações disponíveis na Expointer.

]]>
Sat, 11 Sep 2021 14:55:30 +0000
<![CDATA[Exposição "Histórias da Lã" celebra 10 anos do concurso UCS/Cootegal]]> https://www.cootegal.com.br/blog/exposicaohistoriasdala/ A Cooperativa Têxtil Galópolis, a Cootegal, que completou 127 anos de atuação, segue se reinventando inspirada na versatilidade dos fios. Uma das primeiras indústrias da cidade celebra também seu perfil inovador e por meio da parceria com jovens criadores de moda no concurso UCS/Cootegal. A iniciativa está completando 10 anos em 2021 e ganhou uma exposição aberta para visitação nas Lojas Magnabosco, no Centro de Caxias.

Para o presidente da Cootegal, Fernando Marchioro, o concurso UCS/Cootegal tem o objetivo de proporcionar aos alunos de Design de Moda a experiência de desenvolverem a sua criatividade trabalhando com um produto nobre que é o tecido de lã.

"A exposição Histórias da Lã faz uma homenagem aos vencedores do concurso ao longo destes 10 anos e sobretudo homenageia todas as pessoas que passaram pela fábrica e lá deixaram o seu esforço e dedicação nestes 127 anos de história" - afirma Marchioro.

A mostra possui todos os looks vencedores dos concursos UCS/Cootegal realizados até hoje, que acontece duas vezes por ano. Além de estarem expostas nos manequins, as criações dos alunos do curso de Moda também foram fotografadas num ensaio assinado por Ana Salvi e com participação dos modelos da agência Cast One Felipe Lyo, Sabrina Arbello, Laura Pilger e Letícia Soares. A beleza ficou a cargo do Ateliê de Beleza e os cabelos são criação de Anne Coralline.

"A lã é o tecido do nosso território, ela é origem, essência, é raiz, é o que permeia a cultura do próprio inverno e a cultura do lugar" - aponta Beth Venzon, professora do curso de Moda da UCS e uma das organizadores da exposição.

A exposição no Magnabosco pode ser conferida até dia 6 de agosto, gratuitamente.

Alunos premiados nas 20 edições:

1º CONCURSO – 12/2011: DAIANE VAZ MIOTTO
2º CONCURSO – 07/2012: CAMILA MORESCO
3º CONCURSO –04/12/2012: ANA CLÁUDIA PIASENTINI DOTTO
4º CONCURSO – 07/2013: JORGE ALEXANDRE AMARO
5º CONCURSO – 11/2013: ANDRESSA ZATTERA
6º CONCURSO – 07/2014: BRUNA DEVILLA
7º CONCURSO – 12/2014: JÚLIA VARASCHIN WEBBER
8º CONCURSO – 07/2015: ANGÉLICA ARALDI
9º CONCURSO – 12/2015: MARIANE DE BONA
10º CONCURSO – 07/2016: KIMBERLY SANTINI
11º CONCURSO – 12/2016: CARINA GODINHO DE OLIVEIRA
12º CONCURSO – 07/2017: FABRÍCIO GELAIN DE PRÁ
13º CONCURSO – 12/2017: BETINA SCHOLL
14º CONCURSO – 07/2018: GABRIEL M. BRESSANI
15º CONCURSO – 12/2018: WESLEI CARLESSO
16º CONCURSO – 07/2019: ELISEU FRANCISCO DA SILVA JUNIOR
17º CONCURSO – 12/2019: KETLYN R. GARBIN
18º CONCURSO – 10/2020: LARA FRANCESCA BECKER HISINI
19º CONCURSO – 12/2020: ANDERSON NUNES CASTILHOS
20º CONCURSO – 07/2021: GABRIELA CUNHA

Acesse o link para conhecer os trabalhos:https://bit.ly/3eZbUri

]]>
Sun, 25 Jul 2021 13:26:23 +0000
<![CDATA[Gabriela Cunha vence o 20º Concurso UCS/COOTEGAL ]]> https://www.cootegal.com.br/blog/concursoucscootegal/ O 20º Concurso UCS/Cootegal conheceu a grande vencedora Gabriela Cunha na noite desta terça-feira, dia 20 de julho. A notícia foi dada pelo presidente da Cootegal, Fernando Marchioro. 

Confira o trabalho da Gabriela: https://vimeo.com/579069544/4f8835745a


Outros premiados:

- Votação Popular: Leonardo Silva Machado de Lima
- Menção Honrosa: Nathália Costella e Nazca Viana.

No último dia 7, os alunos apresentaram seus modelos vestidos em manequim para um júri composto pelo presidente da Cootegal, Fernando Marchioro, pelo diretor do Magnabosco, Pedro Horn Sehbe, pela vencedora do 6º UCS/Cootegal, Bruna Devilla, pelo vencedor do 14º UCS/Cootegal, Gabriel Bressani, e pela vencedora do 10º UCS/Cootegal, Kimberly Santini. Na ocasião, os jurados avaliaram criatividade, fidelidade ao tema e qualidade na execução da peça.

Objetivo:

Com a finalidade de proporcionar aos alunos a experiência prática no manuseio de tecidos de lã, a Cooperativa Têxtil Galópolis (Cootegal) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS) formaram uma parceria em 2011 formando o Concurso UCS/Cootegal de Design de Moda, que acontece duas vezes por ano.

Nesta edição, os 20* alunos das disciplinas de Criação em Design de Moda V e Moulage Criativa trabalharam os cinco sentidos através de objetos físicos, recolhidos por eles, que mais expressam a identidade criadora de cada um. Para a confecção das peças, a Cootegal disponibilizou uma gama de tecidos pré-selecionados com opções de gramaturas diferenciadas, que permitiram a utilização adequada às diferentes propostas dos alunos. Também uma cartela de cores harmônica é apresentada para escolha individual. Todos receberam até cinco metros de tecidos escolhidos.

Os looks confeccionados em cada projeto estiveram expostos na loja Magnabosco, entre de 8 a 17 de julho, para que o público pudesse conferir as peças e votar no que mais gostasse.

*A Aluna Letícia Moreira não pôde apresentar o seu trabalho porque estava afastada com Covid-19.


Conheça como ficaram os trabalhos dos alunos pelos links a seguir:


Ana Paula Moreschi, Bárbara de Ávila e Bruna Andreazza: https://fb.watch/v/5qvR78y4X/

Débora Peruffo e Gabriela Cunha: https://fb.watch/6OSUzx8H0V/

Géssica Contini e Giovanna Tavares de Vargas: https://fb.watch/6OSWBmoEl7/

Giseli Benfato Cardoso e Hetiane Corrêa de Morais: https://fb.watch/6OSY1Yng6i/

Joana Eliza Koch e Leonardo Silva Machado de Lima: https://fb.watch/v/2RPW0w5nT/

Milene Machado dos Santos e Nathália Maria Costella: https://fb.watch/6OS-robQcI/

Nazca Viana e Nicole da Silva dos Santos: https://fb.watch/6OT1_Qs2n2/

Pietra Deucher Kienen e Renata Machado: https://fb.watch/6OT4kjhnaO/

Sabrina de Lima Vieira e Vitória Fantini: https://fb.watch/6OT6hMgjUp/

 
Alunos premiados nas 19 edições:


1º CONCURSO – 12/2011: 
DAIANE VAZ MIOTTO

2º CONCURSO – 07/2012: CAMILA MORESCO

3º CONCURSO –04/12/2012: ANA CLÁUDIA PIASENTINI DOTTO

4º CONCURSO – 07/2013: JORGE ALEXANDRE AMARO

5º CONCURSO – 11/2013: ANDRESSA ZATTERA

6º CONCURSO – 07/2014: BRUNA DEVILLA

7º CONCURSO – 12/2014: JÚLIA VARASCHIN WEBBER

8º CONCURSO – 07/2015: ANGÉLICA ARALDI

9º CONCURSO – 12/2015: MARIANE DE BONA

10º CONCURSO – 07/2016: KIMBERLY SANTINI

11º CONCURSO – 12/2016: CARINA GODINHO DE OLIVEIRA

12º CONCURSO – 07/2017: FABRÍCIO GELAIN DE PRÁ

13º CONCURSO – 12/2017: BETINA SCHOLL

14º CONCURSO – 07/2018: GABRIEL M. BRESSANI

15º CONCURSO – 12/2018: WESLEI CARLESSO

16º CONCURSO – 07/2019: ELISEU FRANCISCO DA SILVA JUNIOR

17º CONCURSO – 12/2019: KETLYN R. GARBIN

18º CONCURSO – 10/2020: LARA FRANCESCA BECKER HISINI

 19º CONCURSO – 12/2020: ANDERSON NUNES CASTILHOS

 


]]>
Sun, 18 Jul 2021 19:49:55 +0000
<![CDATA[Inverno: como lavar roupas de lã]]> https://www.cootegal.com.br/blog/lavar_roupas_la/ Já reparou que algumas peças ficam mais justas depois da lavagem? É bem possível que você já tenha colocado as suas roupas para lavar e, quando foi estendê-las no varal (ou levá-las até a secadora), percebeu que algumas delas haviam encolhido.

Por que algumas roupas encolhem na lavagem?
O "x" da questão, na verdade, está no processo de fabricação dos tecidos. Todas as roupas compostas por fibras naturais - como algodão, linho e lã - são submetidas a máquinas feitas exclusivamente para esticarem as suas fibras e deixá-las macias, suaves e maleáveis. E é justamente nesse sentido que o processo de lavagem afeta. Ao colocar as peças de roupas para lavar, as fibras desses tecidos incham (aumentando levemente de tamanho) e quando secam, desincham - fazendo com elas "encolham" e retornem aos seus moldes naturais. A calça jeans é um clássico exemplo dessa situação.

O que fazer para evitar que isso aconteça?
A primeira dica é investir nos tecidos sintéticos. Sabe as blusas de náilon, poliéster, viscose e afins? Elas não têm fibras naturais e não passam por nenhuma interferência em sua fabricação. Também há peças de roupas semi-sintéticas - que misturam a sua composição entre fibras naturais e não naturais. Elas tendem a encolher em menor proporção.

A segunda dica é optar pelo método de lavagem a seco. Para os que não sabem do que estamos falando, esse tipo de lavagem não utiliza água no processo e normalmente é realizado nas lavanderias. Mesmo que este seja um tipo de serviço pago, vale a pena investir se você não quiser se preocupar com a deformação das roupas.

Por último, preste atenção às formas de lavagem de cada tipo de tecido. Afinal, lavar roupas não significa jogar tudo que está sujo dentro da máquina de lavar.

Veja algumas dicas de tecidos:

1. Como lavar roupas de lã usando sabão em pó?
A escolha de um detergente específico e de ótima qualidade é essencial para conservar as roupas de lã. Fórmulas com glicerina agem suavemente nas roupas, removendo as manchas e a sujeira com eficiência, mas sem agredir as fibras dos tecidos.

2. Há como lavar blusas de lã na máquina de lavar?
Sim, mas é necessário tomar alguns cuidados. A lã e o tricô são tecidos muito delicados e podem deformar facilmente durante a lavagem. Por tanto, para ter certeza se a malha de lã pode ir ou não para a máquina, é necessário verificar a sua etiqueta antes de lavar. Seguir estas instruções é um passo bem importante, pois elas indicam o método adequado para a lavagem, bem como orientações para secar e passar as suas roupas de lã.

3. Como lavar roupas de lã na máquina sem deformar e fazer bolinhas?
Coloque as peças dentro de um saco protetor de roupas para evitar que o atrito da lavagem esgarce as fibras do tecido - o que além de deformar a roupa, pode ocasionar bolinhas. Se não possuir um, você pode usar uma fronha de travesseiro com um nó na ponta. Outro detalhe importante é escolher o programa adequado para a lavagem das roupas de lã. Opte pelo modo suave ou roupas delicadas e evite deixar as malhas de lã de molho.

4. Como lavar blusas de lã à mão?
Pode ser que aquele casaquinho de tricô ou suéter de lã que você herdou com muito carinho da sua avó não tenha etiqueta com instruções de lavagem. Neste caso é melhor fazer a lavagem manualmente para não correr o risco de estragar ou deformar a roupa de lã. Para lavar lã à mão, dissolva uma tampinha de sabão em pó em um balde ou tanque cheios de água. Lave a peça nesta solução dando apertadinhas de leve - evite esfregar. Enxágue e repita o mesmo procedimento para usar o amaciante de roupas. Lembre-se que torcer pode deformar a lã. Prefira retirar o excesso de água com uma toalha de banho (de preferência branca para não manchar). Para secar, coloque a roupa de lã sobre a toalha, enrole e esprema suavemente. Faça isso até notar a malha relativamente seca.

Agora que você já sabe como lavar lã à mão e na máquina, veja alguns cuidados gerais para garantir que tudo saia direitinho depois da lavagem:

- Estenda a peça na horizontal e coloque uma toalha (branca) por baixo para proteger o tecido.

- Se for utilizar a secadora, verifique as orientações de secagem e temperatura presentes na etiqueta da roupa. Atente-se ao símbolo do tambor com um ‘X’ no meio, pois ele indica que a peça não pode ser colocada na secadora.

- Geralmente não há necessidade de passar as roupas de lã. Mas caso precise engomar uma saia ou um suéter consulte as orientações de temperatura na etiqueta da roupa.

- Sempre que estiver na dúvida, procure os serviços de uma lavanderia especializada.

]]>
Fri, 11 Jun 2021 17:29:18 +0000
<![CDATA[O sofá ideal em 6 passos]]> https://www.cootegal.com.br/blog/manual_do_sofa/ Para muita gente, o preço, o modelo e até a cor são os requisitos mais importantes. Mas é preciso avaliar os tecidos para estofados, levando em consideração a forma como o sofá será utilizado na sua casa – ou em outros ambientes.

A Cootegal listou alguns passos que vão te ajudar a comprar o sofá ideal. Confira:

1. PROPÓSITO: você irá receber pessoas no living ou compor um home theater mais íntimo, por exemplo? Leve em consideração seu próprio estilo e gostos, não apenas as tendências.

2. CONFORTO: veja altura do assento e encosto, além da qualidade da espuma.

3. ESTRUTURA: ao testar o móvel, confira se os braços não balançam com facilidade. Veja também se a madeira está bem coberta, já que a falta de espuma suficiente nestas regiões causa atrito com o tecido.

4. DETALHES: é muito importante prestar atenção em sofás que tem partes de metal. Passe a mão para ver se há pontas afiadas expostas. Confira as costuras, se houver, e também a firmeza dos botões.

5. TECIDOS: os tipos mais encorpados e ásperos não são ideais para se jogar e assistir um filme. Já os linhos, camurças, suedes e até as lonas são tecidos gostosos de usar. Porém, o linho é um material complicado para limpar, requerendo cuidado extra com canetas, bebidas e afins.

6. ESTILO: para quem tem dificuldade de combinar cores, a recomendação é para tecidos como o linho natural, em tons de bege e cinza, que acompanharão o resto da decoração facilmente. As capas brancas também são boas opções pois, apesar de claras, podem ser limpas com mais frequência. Quem quiser ousar com as cores, pode combiná-la ao tom das cortinas e outras estampas. 

]]>
Fri, 11 Jun 2021 14:37:21 +0000
<![CDATA[Lã natural é ideal para dias quentes e frios]]> https://www.cootegal.com.br/blog/la_natural/ Para se manter aquecido durante o inverno, é importante manter o calor natural do corpo e evitar que o frio e o vento entrem em contato com a pele. Nem todo mundo sabe, mas a composição dos tecidos de inverno faz toda a diferença. As fibras usadas nas roupas de inverno são responsáveis pela retenção do calor junto ao corpo, permitindo, em maior ou menor intensidade, que o calor saia e que o frio entre na roupa.

Dentro dessa classificação, existem três tipos de fibras:

- NATURAIS, de origem animal e vegetal, já encontradas em forma de fibras na natureza;

- ARTIFICIAIS, de origem natural, que são transformadas em fibras têxteis em laboratório;

- SINTÉTICAS, que são criadas em laboratório. Muitas vezes, peças aparentemente iguais possuem fios diferentes, por isso uma protege mais contra o frio do que a outra. Um exemplo disso é a lã. Muitas empresas anunciam materiais como sendo produzidos direto da ovelha, mas que não são lã.

A Cootegal trabalha com materiais sustentáveis e renováveis. Confira as coleções ECOLANA e ECOTRAMA com tecidos exclusivos:

ECOLANA: é o tecido confeccionado 100% com a lã natural da ovelha. Isso porque recebe apenas a lavagem e não é clareada ou tingida. É cardada, ou seja, batida para retirar as impurezas, depois passa por todo o processo para a fabricação do fio, onde é usado para tear o tecido. Ele possui a variação de cor conforme a cor da lã da ovelha, podendo ser usado em cores claras e escuras, ou ainda, claras e escuras para a confecção dos tecidos.

ECOTRAMA: são tecidos fabricados com fios reciclados do processo de fabricação dos fios e tecidos, ou seja, com os materiais que sobram desses processos são produzidos o fios reciclados. E depois, utilizados para tear tecidos. Nesse processo são usados fios de diversas composições, porém o mais predominante é o fio de algodão que é misturado a fios de poliéster. Depois de pronto são usados para tear tecidos. Sua composição é em geral de 85% algodão e 15% poliéster.

]]>
Fri, 11 Jun 2021 14:10:46 +0000
<![CDATA[As mantas para sofás são versáteis e modernas]]> https://www.cootegal.com.br/blog/as-mantas-para-sofas-sao-versatesi-e-modernas/ As MANTAS PARA SOFÁS COOTEGAL são versáteis e modernas.

Ideais para usar na decoração, em sofás e camas, além de dar aquela aquecida nos dias mais frios.

Fabricadas com Lã 100% natural, as ECOLANAS não levam nenhum tipo de tratamento químico e as suas cores seguem a cor natural da lã da ovelha. Tam 1,40 x 1,86 mts.

Nas mantas 100% de Lã Merino, é possível variar a cor, pois recebem coloração artificial. Tam 1,40 x 2,05 mts.

]]>
Wed, 31 Mar 2021 15:27:39 +0000
<![CDATA[Tecidos para decoração em diversas tramas]]> https://www.cootegal.com.br/blog/tecidos-para-decoracao-em-diversas-tramas/ A Cootegal tem tecidos para decoração em diversas tramas, cores e composições.

Estofados, cortinas, cabeceiras de camas, poltronas, cadeiras e uma infinidade de aplicações.

Entre em contato com a nossa equipe comercial e faça a sua consulta.

]]>
Sun, 28 Mar 2021 15:28:47 +0000