No dia 3 de março, a Cootegal, empresa de Caxias do Sul, esteve presente na abertura da exposição Arte e Design Têxtil Brasileiro, em São Paulo.

O evento propõe uma experiência imersiva e sensorial no universo produtivo do segmento têxtil brasileiro para decoração, baseada na inovação, tecnologia e sustentabilidade. Além de mesa de tendências, painel de cores, workshops e palestras.

A cenografia e ambientações da 1ª edição do Arte e Design Têxtil Brasileiro são os fios condutores que levam os visitantes para uma jornada de descobertas e experimentações, onde conta com estruturas, elementos e instalações conceituais – desenvolvidos a partir de têxteis para decoração.

Para o idealizador do projeto, Wilson Pipoli, o objetivo é mostrar qualidade, tecnologia e inovação, dos tecidos brasileiros, principalmente para a decoração e arquitetura.

O evento promove encontros e workshops com temas relacionados ao universo têxtil levando especialistas de referência no mercado, onde profissionais e estudantes do setor terão contato com as atualizações do segmento e reciclagem.

Tecnologia - A tecelagem brasileira tem investido muito em pesquisa e tecnologia para aprimorar os produtos que utilizam fibras de última geração, impressão 3D e inteligência artificial para tornar os tecidos brasileiros mais duradouros e mais sustentáveis. As fábricas possuem tratamento de efluentes, água de reuso e descarte direcionado para Ongs e Oscs da região.

O grande responsável pela introdução das tendências tecnológicas no setor têxtil é o avanço da indústria 4.0 no país e todas as suas características, como o uso de sistemas integrados cyber-físicos, realidade simulada e uso de matérias-primas de última geração.

Sustentabilidade - O segmento trabalha com fibras naturais, fios reciclados à base de plantas, algodão, linho orgânico, cânhamo orgânico, fibras inovadoras e TENCEL® lyocell; lã reciclada de origem animal.

Além de empregar resíduos de alimentos, pet e reutilização de tecidos, bem como de resíduos de vegetais e frutas, como algodão, abacaxi, cana-de-açúcar e cânhamo. Terão tecidos com o selo de certificação de carbono zero do pacto global.

Mercado - A produção de artigos têxteis lar no Brasil alcançou 956 milhões de peças em 2021, avançando 2,3% em volumes, sobre o ano anterior. Em 2021, teve um crescimento de 3,6% na empregabilidade em relação ao ano anterior. O Brasil conta com 1,2 mil unidades produtivas de têxteis-lar com porte industrial, segundo o IEMI (Inteligência de Mercado) sobre o mercado potencial de cama, mesa e banho e decorativos em 2022.

Serviço:


Exposição Arte e Design Têxtil Brasileiro

Local: Galeria Objectos do Olhar Rua Augusta, 837, Baixo Augusta

Quando: De 4 a 29 de março. terça-feira a domingo, das 11h às 20h



Foto: Arquivo pessoal, divulgação
Legenda: Vice-diretor da Cootegal, Sidnei Canuto e o coordenador comercial, Leonardo Rodrigues