Para se manter aquecido durante o inverno, é importante manter o calor natural do corpo e evitar que o frio e o vento entrem em contato com a pele. Nem todo mundo sabe, mas a composição dos tecidos de inverno faz toda a diferença. As fibras usadas nas roupas de inverno são responsáveis pela retenção do calor junto ao corpo, permitindo, em maior ou menor intensidade, que o calor saia e que o frio entre na roupa.

Dentro dessa classificação, existem três tipos de fibras:

- NATURAIS, de origem animal e vegetal, já encontradas em forma de fibras na natureza;

- ARTIFICIAIS, de origem natural, que são transformadas em fibras têxteis em laboratório;

- SINTÉTICAS, que são criadas em laboratório. Muitas vezes, peças aparentemente iguais possuem fios diferentes, por isso uma protege mais contra o frio do que a outra. Um exemplo disso é a lã. Muitas empresas anunciam materiais como sendo produzidos direto da ovelha, mas que não são lã.

A Cootegal trabalha com materiais sustentáveis e renováveis. Confira as coleções ECOLANA e ECOTRAMA com tecidos exclusivos:

ECOLANA: é o tecido confeccionado 100% com a lã natural da ovelha. Isso porque recebe apenas a lavagem e não é clareada ou tingida. É cardada, ou seja, batida para retirar as impurezas, depois passa por todo o processo para a fabricação do fio, onde é usado para tear o tecido. Ele possui a variação de cor conforme a cor da lã da ovelha, podendo ser usado em cores claras e escuras, ou ainda, claras e escuras para a confecção dos tecidos.

ECOTRAMA: são tecidos fabricados com fios reciclados do processo de fabricação dos fios e tecidos, ou seja, com os materiais que sobram desses processos são produzidos o fios reciclados. E depois, utilizados para tear tecidos. Nesse processo são usados fios de diversas composições, porém o mais predominante é o fio de algodão que é misturado a fios de poliéster. Depois de pronto são usados para tear tecidos. Sua composição é em geral de 85% algodão e 15% poliéster.